Bairros Comprar Dicas

Perfeito para sua família! Conheça o bairro Vila Romana

20 de abril de 2021

O bairro Vila Romana é um lugar tranquilo, charmoso e ainda proporciona um clima de interior em meio ao agito da capital. O bairro faz parte da Lapa e está listado como um dos melhores lugares para se viver na zona oeste de São Paulo. 

Quer saber mais sobre a Vila Romana? Separamos várias informações importantes para você que quer morar nesse bairro incrível! Acompanhe.

História do bairro Vila Romana

No século XIX, com a urbanização da Lapa, a região começou com o loteamento de chácaras agrícolas. No final da década de 1950, a Vila Romana passou a ser povoada pelo desenvolvimento do bairro da Lapa, por povos italianos e seus descendentes, que trouxeram com eles um conjunto de fábricas que começaram a formar o local.

Atualmente o bairro vem passando por mudanças, de pequenos sobrados, oficinas e algumas fábricas para edifícios de médio e alto padrão, além de bares e restaurantes. 

Infraestrutura do bairro Vila Romana

O bairro Vila Romana conta com a infraestrutura completa, é arborizado e conta com a facilidade no transporte e locomoção, oferece fácil acesso às marginais dos Rios Pinheiros e Tietê, além de importantes avenidas como, Doutor Arnaldo, Francisco Matarazzo, Heitor Penteado e Sumaré. 

Além disso, oferece três estações, como Vila Madalena, Barra Funda e a linha Diamante da CPTM e diversas linhas de ônibus, que possibilitam que o morador possa se locomover pela cidade de São Paulo.

A Vila Romana também está rodeada pelos principais hospitais públicos e privados da região, como o Hospital Metropolitano da Lapa, Hospital Geral Vila Penteado, Hospital Central Sorocabana e Ultramed.

Lazer

O bairro da Vila Romana não possui muitas opções de lazer, porém por ele estar localizado entre outros três bairros é possível usufruir com facilidade das atividades que eles oferecem, como:

Shoppings

Próximo a Vila Romana podemos encontrar o Shopping Bourbon e o West Plaza, que oferece uma ótima estrutura e uma grande variação de comércios. 

Sesc Pompéia

O SESC também é uma ótima opção para quem mora na Vila Romana, ele proporciona lazer para toda família, com diversas apresentações, oficinas e espaços para atividades físicas. Além disso, o SESC Pompéia conta com um atrativo diferente aos demais, ele tem uma arquitetura incrível, projetada por Lina Bo Bardi que também fez o MASP.

O prédio era uma fábrica que foi convertida para um ótimo espaço de lazer, vale a pena conhecer!

Teatro Bradesco

Inaugurado em 22 de outubro de 2009, o Teatro Bradesco apresenta diversas peças e shows, ele fica dentro do Shopping Bourbon e garante lazer para toda família. 

Teatro Cacilda Becker

O teatro foi inaugurado em 25 de janeiro de 1988, e é o único teatro da Prefeitura naquela região. Após reforma e modernização, foi reinaugurado em 2009. Ele disponibiliza diversas peças e shows para toda família.

Gastronomia 

A gastronomia é ótima, com as opções da Vassoura quebrada, um restaurante inspirado nos filmes do Harry Potter, além da Dona Felicidade, com comidas com influência portuguesa, e Soteropolitano Restaurante com a gastronomia baiana.

Curiosidades do bairro da Vila Romana 

Você sabia que a Vila Romana é uma homenagem a Roma antiga? O bairro conta com diversas ruas com nomes de deuses, imperadores, oradores e juristas romanos, como: Espártaco, Catão, Tito, Camilo, Aurélia, Duílio, Marco Aurélio, Marcelina, Coriolano, Vespasiano, Scipião e Faustolo, entre outros.

Mercado Imobiliário

Por conta da ótima localização que o bairro se encontra, ele passa a ser muito apreciado pelos moradores, ele proporciona tranquilidade, com ruas arborizadas e urbanização, com a infraestrutura completa. O bairro tem crescido muito por conta da sua verticalização e tem sido muito desejado pelos paulistanos.

Quer achar o seu imóvel ideal no bairro da Vila Romana? Conte com a Sh Prime, acesse nosso site e fale com um de nossos especialistas!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply