Confira vantagens de morar em casa de vila em São Paulo

Morar em São Paulo pode ser sinônimo de tranquilidade quando se pensa em morar em uma casa de vila. Isso porque, estes imóveis unem o clima bucólico do interior com um charme de antiguidade. Além disso, proporcionam segurança e convivência entre vizinhos de modo único. 

Este tipo de imóvel atende principalmente ao desejo quem sonha em “morar em uma casinha”, com quintal para as crianças e o cachorro, sem os entraves de um condomínio e sem a necessidade de mudança para um bairro mais periférico. 

No entanto, por serem bem localizadas e mais seguras do que as casas de rua, as cerca de 850 vilas antigas de São Paulo são alvo de disputa acirrada entre os que procuram mais qualidade de vida. 

Mas, antes seguirmos a lista de vantagens de morar em uma casa de vila em São Paulo, que tal conhecer um pouco mais sobre a história desse modelo habitacional surgido na capital paulista nos anos 1920? Acompanhe este artigo da SH Prime Imóveis e saiba mais!

Casas de vila: como surgiu essa tendência 

No início dos anos 1920, São Paulo vivia um forte período de industrialização. Nesta época, diversas novas classes urbanas surgiam na cidade, como operários e comerciantes, que buscavam na capital novas oportunidades de vida. Por conta disso, a demanda por habitações populares crescia cada vez mais. 

As casas de vila surgiram como uma resposta a essa necessidade crescente. O principal objetivo era aproveitar ao máximo os terrenos disponíveis, ocupando também o meio das quadras. Assim, ao invés de construir duas ou três grandes casas, criava-se uma pequena vila com várias pequenas casas, agrupadas lado a lado em torno de um pátio ou rua sem saída. 

Inicialmente, para atender a um público com menos poder aquisitivo, as casas de vila eram alugadas e foram construídas na região central da cidade, onde estavam as principais fábricas e indústrias. 

Em seguida, foram ocupando outros bairros mais periféricos. Exemplos disso são a Vila Maria Zélia (residencial) e a Vila dos Ingleses (atualmente de uso comercial), hoje tombadas como patrimônio histórico.

Já nos anos 1980, as casas de vila passaram também a ser vendidas e encantaram a classe média local. Espalharam-se assim por bairros mais nobres de São Paulo, como Perdizes, Pinheiros, Jardins, Itaim Bibi, Higienópolis, Lapa, Vila Madalena, Paraíso, Aclimação, Vila Mariana, Liberdade, Tatuapé, Vila Prudente e Mooca.

Vantagens de morar em casa de vila em São Paulo

A maioria das casas de vila têm dois ou três dormitórios e, o tamanho dos imóveis varia de 100 m² a 180 m², a maioria de dois dormitórios. São propriedades com uma média de tempo de construção de 50 anos, ou seja, casas antigas que muitas vezes precisam de reformas e toques de modernização. 

No entanto, a procura por casas de vila em São Paulo é sempre muito grande e disputada. A escassez e a exclusividade são fatores que favorecem a valorização. 

Apesar disso, a ideia de morar em uma rua reservada, na qual o fluxo de pessoas e de veículos é restrito, em um ambiente de cidade do interior, é o principal atrativo para quem busca mais tranquilidade e qualidade de vida em uma metrópole como São Paulo. 

Sendo assim, confira a seguir as como é morar em casa de vila e suas vantagens:

Um jeito de morar diferente

Normalmente, as casas de vila ficam em ruas sem saída, fechadas, escondidas. São verdadeiros oásis dentro da cidade, pois preservam um visual vintage e o jeito de morar de antigamente. 

Vizinhança amiga

As vilas funcionam como comunidades. As casas são bonitinhas, e os moradores, muito amigos. Em algumas vilas, inclusive, os vizinhos compartilham churrasqueira, criam hortas comunitárias, composteiras para adubo orgânico e espaços comuns onde as crianças podem brincar juntas. 

Autogestão

Diferentemente de um condomínio comum, as vilas normalmente não contam com um síndico e um regimento interno com regras sobre utilização dos espaços comuns.

O bom senso, porém, deve sempre ser respeitado. Em muitas vilas, o acordo comum entre os moradores é o mais importante. Assim, todos são responsáveis por cuidar dos serviços internos de manutenção e dos cuidados com a vila de um modo geral. 

Características construtivas únicas

Outras vantagens das casas de vila são suas características construtivas. A maioria delas possui quintais, boa iluminação e ventilação naturais, além de pé-direito alto, com cerca de 2,7 metros, sendo que em São Paulo fica em torno de 2,4 metros. 

Geralmente, os imóveis são geminados e antigos. Por isso, em alguns casos, exigem uma reforma para tornar a estrutura mais moderna e aconchegante. 

Antes de investir, portanto, veja aqui como comprar um imóvel com segurança.

Como muitas das vilas e ruas fechadas dos bairros paulistanos de alto padrão possuem portões ou guaritas, outro grande diferencial é a sensação de segurança – embora o acesso seja menos restrito do que em um condomínio com portaria, por exemplo.

Qual o melhor bairro para morar em São Paulo?

Escolher o local ideal para morar não é uma tarefa fácil, principalmente se envolve mais membros da família, além de animais de estimação. Vale a pena atentar-se não somente à infraestrutura do lugar, mas também às vantagens e desvantagens de cada bairro. 

Isso porque esses aspectos, além de serem importantes no seu dia a dia, podem afetar os valores dos imóveis. Um dos fatores que mais pesam no valor é, por exemplo, se o local escolhido é considerado um bairro nobre em São Paulo.

Vale lembrar que a cidade, sem dúvidas, é considerada uma metrópole versátil, movimentada e plural, atraindo uma grande quantidade de turistas e novos moradores anualmente. Com certeza existe um imóvel ideal para cada perfil de família.

Entretanto, essa ampla variedade de ambientes presentes na cidade pode trazer dúvidas sobre os melhores bairros para morar em São Paulo. Por essa razão, separamos um artigo onde você confere os melhores bairros para morar em São Paulo a partir de uma avaliação de todos os aspectos estruturais e sociais da região, facilitando sua escolha para que você garanta que esse novo lar atenda adequadamente às suas necessidades e da sua família. 

Encontre sua casa de vila em SP

Nós da SH Prime podemos te ajudar na missão de encontrar a sua casa de vila em São Paulo.

Entre em contato com um de nossos consultores para que possamos te ajudar a garimpar em nossa carteira casas de vila à venda em São Paulo. Assim, selecionaremos algumas de acordo com as suas necessidades. Ah, e se precisar, fique à vontade para nos conhecer melhor e nos enviar uma mensagem em caso de dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *