Comprar

Conheça os dois tipos de financiamento imobiliário

13 de agosto de 2020

Os bancos diminuíram os juros para quem quer financiar a compra de um imóvel. As oportunidades são diversas e o momento é propício para quem conhece os tipos de financiamento imobiliário e sabe negociar.

Você já sabe quais são os dois tipos de financiamento imobiliário utilizados no Brasil? Se ainda não, nesse texto vai conhecê-los e entender quais são as formas de pagamento das parcelas. 

Com as explicações que disponibilizamos aqui, você vai saber avaliar qual é a melhor oportunidade de financiamento para você comprar o imóvel que deseja, em um bom bairro de São Paulo e fechar um negócio justo e confiável com o banco. Vamos lá?

As formas de financiamento

Como explicamos anteriormente, no Brasil são praticados dois tipos de sistemas de financiamento imobiliário:

Sistema Financeiro da Habitação (SFH) 

Nesse programa de financiamento habitacional do governo, você pode financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão, com juros de até 12% ao ano.

Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)

Por esse programa de financiamento, é possível financiar imóveis acima de R$ 1,5 milhão, ou seja, aqueles que não estão inclusos no SFH. Os juros também são de até 12% ao ano.

Formas de pagamento

Para ambos os tipos de financiamentos imobiliários, existem duas formas de pagamento das parcelas mensais. Os sistemas são:

Tabela Price

Valor das prestações possuem um valor fixo, com juros já embutidos. Conforme você paga as parcelas, o saldo devedor total do financiamento é amortizado.

Sistema de Amortização Constante (SAC)

O valor da amortização é constante, como o nome do sistema de pagamento já indica. Nesse caso, os juros diminuem ao longo do prazo de pagamento, ou seja, o valor das parcelas decresce.

Novo tipo de financiamento imobiliário

É uma nova modalidade de financiamento, lançada pela Caixa Econômica Federal em agosto de 2019: o financiamento imobiliário com IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que promete juros de 2,95% a 4,95% ao ano.

Com essa modalidade, a expectativa da Caixa Econômica Federal é reduzir de 30% até 50% o valor das prestações, com a taxa de juros corrigida pelo IPCA.

O IPCA é o índice oficial de inflação no Brasil, calculado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para oferecer uma variação dos preços no comércio.

Agora, além dos contratos de crédito imobiliário corrigidos pela Taxa Referencial (TR), com juros de 8,30% e 9,95% ao ano, você tem a opção de escolher o financiamento imobiliário com IPCA e avaliar se vale a pena para comprar o imóvel que deseja.

Recursos que ajudam a quitar mais rápido o financiamento 

Para quitar mais rápido o financiamento do imóvel, você pode optar pelo financiamento por composição de renda e pelo FGTS. Veja abaixo como funciona!

Financiamento por composição de renda

Permite que você divida o financiamento com outra pessoa, dessa forma é possível até mesmo financiar um imóvel com valor maior do que o previsto inicialmente. Porém, a pessoa com quem você pode dividir o financiamento deve ser alguém que também vai residir no imóvel comprado.

Como usar o FGTS para financiamento

É sempre bom poupar o FGTS para emergências. No caso do financiamento, ele é bom para amortizar parte do saldo devedor, ou seja, quitar uma parte do valor financiado para comprar o imóvel desejado. Portanto, o FGTS pode ser usado para pagar parte da construção do seu imóvel (se você está planejando construí-lo) ou amortizar algumas prestações do imóvel financiado.

Como comprar imóvel em São Paulo?

Nós, da SH Prime, podemos te ajudar nessa tarefa. Entendemos que investir em imóveis é um dos negócios mais seguros do mercado, desde que seja feito com um bom planejamento financeiro e uma imobiliária confiável, que vai proporcionar uma compra justa tanto pra você, comprador, quanto para o vendedor do imóvel.

Nesse caso, para comprar um imóvel em São Paulo de forma segura, recomendamos que você faça uma simulação de crédito imobiliário. A simulação é sem compromisso, apenas para você saber quanto de crédito o banco pode te liberar e, dessa forma, o seu planejamento financeiro fica mais detalhado e assertivo.

Depois de fazer a simulação de crédito imobiliário, um de nossos consultores pode te ajudar a garimpar a nossa carteira de imóveis à venda em São Paulo e selecionar alguns de acordo com as suas necessidades e condições financeiras.Fique à vontade para nos conhecer melhor e entrar em contato conosco se tiver mais alguma dúvida!

You Might Also Like