Comprar Dicas

Comprar ou alugar? Qual a melhor opção para você?

17 de dezembro de 2020

Investir em um imóvel é uma meta para muitas pessoas, mas em algumas situações vem a dúvida, “O que é melhor, comprar ou alugar?”. Sabemos que muitas vezes essa questão não pode ser pautada apenas no financeiro, mas também no pessoal, como os planos de vida, de carreira, entre outras questões. Porém, hoje trouxemos algumas dicas para te ajudar a tomar essa decisão!

Alugar é jogar dinheiro fora?

Não! Muitas pessoas acreditam que alugar um imóvel é desperdício de dinheiro, porém não é bem assim. Em muitas situações, alugar pode ser mais vantajoso do que comprar um imóvel. Como não ter o dinheiro suficiente para a compra, estar lidando com uma mudança temporária, também se torna uma ótima opção para pessoas que ainda estão com planos incertos. Além disso, alugar trará menos responsabilidades, pois as grandes obras são responsabilidade do proprietário.

Quando você aluga um imóvel, deve-se pensar na taxa de retorno que você terá com ele,  é a medida da valorização de determinado investimento. Para saber qual será, basta dividir o valor do aluguel, pelo valor de venda do imóvel e multiplicar por 100. Com isso você verá se vale a pena ou não investir naquele imóvel. 

Detalhes que devem ser pensados na hora de alugar?

Alugar um imóvel pode não demandar de um investimento tão grande inicialmente, porém você deve levar em consideração que quando você aluga um imóvel há uma taxa de reajuste no contrato que acontece todo o mês e ele pode sempre variar, por isso é recomendado que você esteja preparado para essa mudança no valor. 

Comprar é a melhor opção?

Na verdade não existe uma opção perfeita, tudo depende de como está a sua situação no momento. A compra de um imóvel é um investimento que você faz a longo prazo, podendo haver uma valorização e desvalorização, porém você não terá que pedir a permissão de terceiros para fazer mudanças no apartamento, além de ser uma possibilidade de renda futura, pois te oferece a possibilidade de alugar para outra pessoa.

Para não passar por problemas na hora da compra, é essencial que você tenha um ótimo planejamento financeiro, pois isso irá te ajudar na escolha do imóvel e evitará que haja algum problema referente ao pagamento. 

Detalhes que devem ser pensados na hora de alugar?

Por conta da baixa porcentagem da taxa Selic, que mesmo com a alteração ainda tem trazido um ótimo cenário para o financiamento de imóveis, a compra passa a ser um boa opção no momento, porém o imóvel pode vir a desvalorizar e futuramente com seja tão vantajoso como investimento.  

Afinal, comprar ou alugar?

Não existe uma resposta pronta e direta para isso! O ideal é que você pesquise muito bem e se planeje para cada uma das opções. Comece analisando os custos, definindo o valor do aluguel e todas as demais despesas, como água, luz, condomínio, IPTU, etc. Coloque tudo no papel e veja se é possível manter de forma segura e viável. Além disso, conte com um profissional para te ajudar em todo o processo, te proporcionará uma maior segurança. 

A Sh Prime pode te auxiliar nesse percurso, fornecemos assistência em toda a trajetória, com colaboradores realmente capacitados, que irão te ajudar a tomar a melhor decisão com praticidade, transparência e confiança!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply