Quero vender meu imóvel, o que devo fazer?

A crise econômica causada pela pandemia do novo covid-19 pegou todos nós de surpresa, porém apesar disso o mercado imobiliário não sofreu muito. 

A tendência é melhorar ainda mais neste 2º semestre de 2021, segundo o Datastore, empresa de pesquisas de mercado do setor imobiliário, “o índice de intenção de compra nos segmentos popular, médio padrão e alto luxo em todo o País chega a 28,7%.” o que indica que cerca de 14,5 milhões de famílias tem a intenção de comprar um novo imóvel, isso nos próximos 24 meses, com início entre os mês de setembro e outubro.

Por isso, se você tem a intenção de vender o seu imóvel esse é o melhor momento para isso e para que você fique por dentro de todo o processo separamos algumas dicas indispensáveis.

Tenha toda documentação em dia

Se você quer fazer a venda rápida é necessário que tenha toda a documentação em dia para que a transferência para o novo proprietário seja feita de forma tranquila. Por isso, procure resolver todas as pendências antes da divulgação do imóvel.

Os documentos que são necessários estar em dia são:

Do proprietário do imóvel

  1. Documento de identificação válido e CPF do vendedor e do seu cônjuge, se for casado;
  2. Certidão de nascimento, caso seja solteiro;
  3. Certidão de casamento, caso seja casado;
  4. Certidão do Distribuidor Civil – Fórum;
  5. Certidão de feitos, emitida pela Justiça Federal;
  6. Certidão de feitos, da Justiça do Trabalho;
  7. Certidão negativa do ofício de interdição e tutelas.

Do imóvel

  1. Matrícula Atualizada (Certidão de Propriedade ou Registro);
  2. Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), expedida pela secretaria da prefeitura;
  3. Certidão Negativa de Débitos Municipais, solicitada também na secretaria da prefeitura;
  4. Declaração de quitação condominial (apenas para apartamentos), assinada pela administradora do condomínio ou síndico.

Cuide bem da aparência do seu imóvel 

Lembra aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? Para a venda do seu imóvel a primeira impressão dele é a que prende a atenção do comprador, por isso se atente a deixá-lo o mais apresentável possível na hora das visitas e nas fotos que serão anunciadas. 

Deixe o ambiente arejado e agradável para visitação, para que quando o comprador for até o imóvel se encante, além disso permita a entrada de luz solar para contribuir para a economia de energia, diminuir as chances de mofo, bolor e umidade.

Faça os reparos necessários antes de vender o seu imóvel

Caso tenha alguns reparos e consertos a serem feitos no seu imóvel é essencial que seja feito o quanto antes se sua intenção for vender rápido, pois diminuirá o tempo até a entrega ao novo proprietário, além de valorizar mais o seu imóvel fazendo com que haja a atração de mais possíveis compradores.

Selecione bons profissionais para vender seu imóvel

Para que sua venda ocorra de forma rápida e com tranquilidade é essencial ter profissionais capacitados e especializados em vender imóveis, que são os corretores, pois só eles saberão te oferecer as informações certas de valores, além de fazer uma bela apresentação do imóvel e auxiliar na negociação.

Nós, da Sh Prime Imóveis, contamos com diversos especialistas e uma equipe completa para cuidar de cada passo a passo da sua venda, entre em contato conosco e faça a sua venda rápido e com tranquilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *