Dicas Investir em São Paulo

Saiba como escolher o imóvel ideal para você

30 de maio de 2022
imóvel ideal

Encontrar o imóvel ideal para você e sua família pode não ser uma tarefa tão simples, porém separamos algumas dicas para que você tenha tranquilidade na hora de comprar ou alugar a sua casa dos sonhos.

O que é preciso saber antes de comprar um imóvel?

Um imóvel para morar não pode e nem deve ser uma decisão por impulso, principalmente se você já tem uma família.

O imóvel ideal não se trata apenas da estrutura ou da arquitetura da casa ou apartamento, é preciso também considerar o funcionamento da sua vida e de sua família para que haja uma mínima logística.

Portanto, para definir a sua escolha você precisa pensar nas reais necessidades suas e de sua família e não apenas daquilo que você sempre sonhou enquanto casa.

Para te ajustar, listamos a seguir algumas dicas práticas que vão te ajudar na escolha do imóvel ideal.

Defina o que você e sua família precisa em um imóvel ideal

O primeiro passo é definir alguns detalhes sobre a sua família, como quantas pessoas são, o que vocês estão precisando no momento, se tem crianças, se é apenas o casal, entre outros.

Além disso, é essencial que você faça algumas perguntas, como: quantas pessoas realmente vão morar na residência? Qual o número de banheiros necessários? E o tamanho da sala, cozinha e outros cômodos? O quarto principal precisa ser uma suíte?

imóvel ideal apartamento

Escolha entre casa e apartamento

Essa escolha está entre as mais difíceis de fazer na hora da procura de um novo lar. Cada opção conta com suas vantagens e desvantagens e cabe a você decidir qual melhor se encaixa nas suas necessidades, mas separamos algumas delas para te ajudar.

Casa

Muitas pessoas preferem morar em casa, pois ela apresenta diversas vantagens, como maior liberdade de escolha, mais privacidade, não possui taxa condominial, não tem regras de condomínio e você pode andar livremente com o seu pet.

Porém, conta com algumas desvantagens, como a segurança por sua conta, mais trabalho para fazer manutenções e gastos extras que você pode vir a ter.

Apartamento

O apartamento é uma das principais opções para quem busca privacidade e segurança. Além disso, ele pode ser prático para quem tem uma vida agitada e traz conforto para sua família e conta com a proximidade com os vizinhos que podem render boas amizades.

Aqui também temos algumas desvantagens como, por exemplo, as regras e o condomínio e muitas vezes a impossibilidade de ter um pet.

Faça uma avaliação apurada

Quando você vai fazer a você deve avaliar todas as opções e pensar em tudo que pode intervir nessa escolha, desde o bairro até a planta do apartamento.

Faça uma pesquisa apurada quando estiver procurando, análise a metragem, a planta, o condomínio e a localização, se está próximo de parques, vias importantes e áreas de lazer.

imóvel ideal vizinhos

Marque quantas visitas forem necessárias e converse com a vizinhança

A grande sacada dessa etapa é que você consiga ter uma noção completa de como é a vida ao redor do imóvel desejado, principalmente de como é o comportamento da vizinhança.

Entenda, uma rua tranquila durante o dia, pode não ser bem assim na parte da noite por diversos motivos, então é interessante visitar em mais de um horário para ter uma compreensão maior.

Se possível, fale com os seus futuros vizinhos potenciais para tirar dúvidas e tentar perceber qual é a visão deles sobre a região, isso pode ser um fator muito esclarecedor para guiar a sua escolha.

Um bom corretor não vai limitar as suas visitas ao local, então, se sentir que está havendo pressão para fechar, ou tentativa de omitir informações, desconfie dessa opção.

Tire fotos dos imóveis

Além das suas anotações é uma ótima opção contar com fotos dos imóveis que você visitou, porque após tantas visitas você pode ir esquecendo os principais detalhes de cada lugar, por isso vale a pena ter tudo guardado.

Pense no futuro, dê preferência a áreas que podem se valorizar

Claro que quando estamos em busca da casa ou apartamento dos sonhos, nos imaginamos envelhecendo ali e passando os melhores momentos no aconchego do lar, mas nem sempre é assim.

Principalmente ao comprar um imóvel, é fundamental que você pense na valorização que ele terá, pois não sabemos os rumos que a vida irá tomar, e além disso, é importante deixar um patrimônio valioso para as próximas gerações.

Aproveite as dicas aqui do blog da SH Prime para estar sempre atualizado, pois quando o assunto se trata dos bairros mais valorizados da cidade de São Paulo, nós somos especialistas.

imóvel ideal diferenciais

Confira os diferenciais para o seu dia a dia

Conforme mencionamos, é fundamental você considerar a questão logística na hora de escolher o imóvel, então, procure um local com via e acessos rápidos para o seu trabalho, que tenha escolas por perto, e claro, opções de lazer, porque todo mundo precisa se divertir de vez em quando.

Então, leve em conta toda a infraestrutura ao redor para que suas atividades cotidianas possam ser facilitadas, e nesse ponto segue aquele jargão utilizado no mercado imobiliário, que diz que tudo é a localização.

Analise a localização e as opções de mobilidade

Uma boa localização dentro de uma região com boa infraestrutura é fundamental para que você tenha acesso a boas opções de mobilidade.

Ter opções de metrô, linhas de ônibus e vias de acesso rápido a outras partes da cidade é o que vai fazer o seu dia fluir de uma forma agradável, e na prática, isso se traduz em qualidade de vida e muito mais bem-estar.

Outro ponto válido é analisar a segurança do local desejado e se há opções de boas escolas num raio próximo em que seja possível se deslocar a pé, sem se preocupar.

Observe também se há opções de lazer ao ar livre, como parques e praças para que você possa fazer caminhadas e piqueniques com a sua família, pois novamente, isso é o que representa qualidade de vida.

Observe a infraestrutura do bairro

A infraestrutura também está na condição de que o bairro onde fica o imóvel se encontre a mobilidade é grande parte disso, porém o conceito é muito mais amplo.

Qualidade das ruas e rodovias próximas, pontos de comércio de produtos e serviços, hospitais nas proximidades e por aí vai. Tudo isso se trata de infraestrutura para que você possa ter uma vida plena.

Às vezes uma casa  linda, do jeito que você sempre sonhou, pode ficar num lugar de difícil acesso, sem escolas e hospitais próximos, e nesse caso você precisa pesar os inconvenientes.

Veja se o imóvel cabe no seu bolso

O lugar pode ter tudo para ser o imóvel ideal para a sua família, porém é um fator muito importante para se pensar que esse imóvel cabe no seu bolso?

Claro que quando você vai comprar ou alugar um imóvel você já tem em mente o que vai gastar, porém é essencial que você tenha um plano e um planejamento do quanto dá para gastar, porque não podemos esquecer que pode acontecer imprevistos e você pode precisar do dinheiro futuramente.

Então, para evitar que você passe por uma situação indesejada é bom que esteja tudo bem esquematizado.

Aproveite bem o corretor e visite o imóvel em horários diferentes

Use e abuse do seu corretor, e para isso, busque um profissional realmente bom, que entenda dos bairros que você está visitando para tirar suas principais dúvidas antes de decidir pelo imóvel.

Busque profissionais que te permitam visitar o imóvel em vários momentos e que estejam preocupados em entregar soluções para sua vida cotidiana e não tentar te empurrar o imóvel ideal segundo a visão deles.

Na SH Prime, nossos corretores são especializados em cada bairro da cidade de São Paulo, então logo de cara vão saber te apontar quais locais oferecem a melhor infraestrutura, escolas, opções de lazer e afins.

O imóvel ideal é aquele que faz sentido para você e atende as necessidades da sua família de forma plena, por isso, busque profissionais especializados no assunto.

Avalie o contrato e certifique-se sobre a regularidade do imóvel

Você não quer ter dor de cabeça com o imóvel após a compra certo? Então é essencial que você avalie bem o que está assinando e sobre a regularidade do lugar, a imobiliária tem a função de te ajudar com isso, então aproveito para fazer os questionamentos necessários.

Aproveite para adquirir a sua casa dos sonhos com a Sh Prime!

Teremos o prazer em te ajudar em todo o processo de compra ou locação do seu imóvel, esclarecendo todas as dúvidas e te oferecendo diversas opções! Acesse nosso site e entre em contato conosco para realizar o seu sonho do imóvel ideal!

Por fim, agora que já sabe como escolher o imóvel ideal, não esqueça que pode contar com a SH Prime, que possui as melhores opções de imóveis e está à disposição para auxiliar nessa escolha!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply