Bairros Investir em São Paulo Morar em São Paulo

História e conforto. Conheça o bairro Vila Mariana!

5 de agosto de 0022

O bairro da Vila Mariana tem uma grande importância histórica para a cidade de São Paulo, perfeito para quem valoriza qualidade de vida, fácil mobilidade e em uma localização privilegiada, ao lado da Avenida 23 de maio, Avenida Paulista e Rua Vergueiro.

Porém não é só isso que irá te convencer a morar na Vila Mariana, certo? Então, separamos alguns detalhes incríveis do bairro que irão te conquistar.

História da Vila Mariana

A história do bairro foi construída em volta do conhecido como, matadouro da Vila Mariana, e a estrada de ferro Tramway. Os primeiros indícios que o local viria a ser um bairro aconteceu em 1883, quando começou a surgir uma aglomeração de casas em torno da Tramway. 

Em 1887 começou a funcionar o matadouro, que era responsável pelo abastecimento de carne bovina da cidade de São Paulo. Os animais pastavam onde hoje é o parque Ibirapuera e eram transportados pela estrada de ferro até o matadouro.

Após a abertura do local, o bairro começou a progredir e aumentou o comércio nas redondezas, o que fez com que imigrantes viessem e formassem oficialmente a Vila Mariana. 

sesc vila mariana

O que fazer na Vila Mariana

A Vila Mariana é um bairro bastante completo na questão de opções para se divertir, se entreter, curtir espetáculos e por aí vai.

O Parque do Ibirapuera é uma ótima opção para fazer boas caminhadas respirando um ar puro, fazer piqueniques em família, praticar atividades físicas ao ar livre e ou só admirar a beleza desse incrível parque que é um dos cartões postais da cidade de São Paulo.

Se você gosta de ver bons filmes, pode visitar também a Cinemateca, instituição que tem objetivo de divulgar e preservar as produções do audiovisual brasileiro, com um dos maiores acervos da América Latina.

São filmes de gêneros variados, que hoje já somam quase 42 mil títulos que vão desde produções de 1897 até obras bastante atuais.

Tudo isso é com entrada livre, então é um ótimo programa para fazer sozinho ou em família, com programações que exibem clássicos do cinema nacional e alguns eventos temáticos com obras internacionais.

Para os apaixonados pela história da cidade, temos também o Museu do Corpo de Bombeiros no bairro Vila Mariana é um ótimo passeio para conhecer a trajetória desses heróis..

O prédio em si já tem uma arquitetura icônica e exibe um acervo de fotos antigas e outros documentos que contam a história e mostram a evolução.

No bairro também tem um SESC que quem mora na cidade sabe que é um local com bastante opções de entretenimento, como show, teatro, danças, esportes e muito mais, tudo isso gratuitamente.

Por fim, temos que falar também do Museu Belas Artes que é uma instituição do Centro Universitário Belas Artes, onde você pode conferir obras de arte contemporâneas incríveis, por meio de um vasto acervo.

Esses são só algumas opções para se divertir e se entreter na Vila Mariana, pois ainda tem muito mais.

Infraestrutura

O bairro conta com uma ótima infraestrutura, conta com hospitais de qualidade como:

Hospital do Servidor Público Estadual, AACD, APAE, Amparo Maternal, Hospital do Rim, Hospital Rubem Berta, Graac, Cruz Verde e Hospital Santa Cruz.

Ótima localização ao lado da Avenida 23 de maio, Avenida Paulista e Rua Vergueiro. Além de disponibilizar as estações Vila Mariana, Chácara Klabin e Santos Imigrantes, terminais de ônibus e várias paradas de ônibus em todo o bairro.

O bairro ainda é considerado um exemplo escolar, com escolas e faculdades de nome como:

ESPM, Belas Artes, Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, o Colégio Bandeirantes, Colégio Benjamin Constant, Liceu Pasteur, Colégio Marista Arquidiocesano, Colégio Madre Cabrini e a Faculdade e escola técnica SENAI – Anchieta.

escolas bairro vila mariana

Lazer

A Vila Mariana também garante o lazer diversificado para seus moradores, desde os que adoram a natureza até os que amam cultura.

Shoppings

O bairro conta com a estrutura para as suas compras, conta com 2 shoppings, o Shopping Vila Mariana e o Shopping do Metrô.

 Sesc Vila Mariana

O Sesc conta com uma variedade de atividades, desde culturais até opções esportivas para toda a família, área de alimentação e piscina. Além de eventos em suas dependências e exposições de obras de artes.

Cinemateca 

A Cinemateca, onde era o antigo matadouro, é um patrimônio tombado e conta com salas de cinema que exibem vários filmes, mostras e eventos voltados para os cinéfilos. 

Galeria Quarta Parede

A galeria é voltada para a exposição de artes visuais e abrange a produção de artistas de dentro e de fora do país, é uma ótima opção cultural do bairro.

Gastronomia

A gastronomia do bairro é bem rica e diversificada, um dos points que concentram diversas opções é na Rua Joaquim Távora. O bairro apresenta no cardápio opções de comidas japonesas no Suzaku, mexicanas no Don Pancho, italianas no Pasta Nostra, culinária uruguaia no Fuego Celeste e muitas outras opções deliciosas.

Curiosidades

Sem dúvidas a Vila Mariana é um local histórico para São Paulo, e isso por si só já rende muitas curiosidades e até um fascínio pelo bairro que tem atraído novos moradores recentemente.

O bairro foi o primeiro a receber a obra arquitetônica modernista e foi uma casa construída em 1928 por Gregori Warchavchik, grande arquiteto russo que foi expoente do movimento, e você pode visitá-lo gratuitamente.

Também podemos destacar a estação do metrô Vila Mariana, que é uma das mais antigas da capital, tendo sido inaugurada em 1974, facilitando muito a vida dos moradores da região e de toda São Paulo.

Mercado Imobiliário da Vila Mariana

Junto com Moema e Pinheiros, a Vila Mariana completa a trindade dos bairros atualmente mais desejados para se viver, devido à qualidade de vida que esses lugares proporcionam a seus moradores, e também por valorizar os investimentos de quem compra um imóvel ali.

Sua localização estratégica também é um baita atrativo, e o fato de ter o Parque do Ibirapuera ali, transforma o bairro em um cartão postal que todo mundo gostaria de viver.

O bairro Vila Mariana sem dúvidas é uma ótima opção para se viver, porém, para conseguir comprar ou alugar um imóvel dos sonhos na região, você precisa de corretores que entendam bem daquela área.

Na SH Prime, nosso time tem corretores especializados por bairros, e com certeza vão te mostrar opções incríveis para comprar ou alugar na Vila Mariana, encontre o seu.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply