Qualidade de vida em São Paulo: conheça o bairro do Pacaembu

O Pacaembu é um dos bairros mais valorizados da capital paulista, a sua principal característica é seu visual arborizado, tranquilo e repleto de casas. O bairro surgiu no século XVI quando Martim Afonso de Souza doou suas terras para jesuítas, que passaram a catequizar os índios que viviam em aldeias vizinhas, o nome Pacaembu, vem de origem tupi que significa “atoleiro” ou “terras alagadas”, isso porque a localização ficava envolta de um rio. 

Em 1912 a empresa inglesa City of São Paulo Improvements and Freehold Company Limited, responsável por grande parte da urbanização da cidade de São Paulo, adquiriu os terrenos e tentaram implementar o projeto de transformar o bairro em um garden-city, que inicialmente foi negada pela Câmara Municipal, porém a partir de 1925 se deu início a urbanização do bairro. 

O bairro conta com uma infraestrutura incrível para a moradia além de ser um ponto de extrema importância para a história da cidade de São Paulo, para manter o bairro com todas as suas riquezas em 1991 o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, declarou que o bairro do Pacaembu é um patrimônio tombado e não pode sofrer grandes alterações. 

Infraestrutura 

O bairro conta com um ótima infraestrutura, projetado para que os moradores possam desfrutar de belas caminhadas com a sombra das árvores, além de estar localizado um um ponto bem estratégico, próximo de Perdizes e Higienópolis, tornando fácil o acesso a diversas regiões de São Paulo, conta com diversos comércios próximos localizados na Av. Pacaembu, além de contar com ótimos hospitais, escolas e universidades como a PUC-SP. 

Cultura

Além do Pacaembu em si já ser um ponto cultural, por ser patrimônio tombado, ele ainda conta com diversas outras formas de cultura, como:

Estádio Paulo Machado de Carvalho 

Fica localizado na praça Charles Miller, foi inaugurado em 1940, o estádio Pacaembu, como é conhecido, virou patrimônio em 1998 por conta da arquitetura. Ele recebe diversos jogos dos principais clubes de São Paulo e abriga o Complexo Esportivo do Pacaembu, aberto gratuitamente aos cidadãos, que contém estruturas para atividades físicas variadas, com piscina olímpica aquecida, ginásio poliesportivo coberto, quadra de tênis, pistas de cooper e salas de ginástica. 

Museu do futebol  

O museu foi inaugurado em 2008 e é um dos mais visitados no país, fica embaixo das arquibancadas do estádio do Pacaembu, conta com mais de 15 salas temáticas que contam de forma interativa a história do futebol no Brasil e sua influência na nossa cultura. 

Casa Modernista

É considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil, tendo uma forte ligação com a Semana de Arte Moderna, por contar com a influência do movimento. A casa foi projetada para ser a residência do arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik e sua esposa Mina Klabin, o designer causou uma grande repercussão na época, saindo até nos jornais. 

Casa Sérgio Buarque de Hollanda 

Sérgio Buarque de Hollanda foi um historiador, sociólogo, escritor brasileiro e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Após se aposentar ele passou muitos dias em sua casa no bairro do Pacaembu, recebeu grandes nomes, como Vinicius de Moraes, Paulo Vanzolini, Tom Jobim, Antônio Candido, Caio Prado Júnior, Manuel Bandeira, Jorge Amado, Florestan Fernandes, Fernando Henrique Cardoso, entre outros. Além disso, a casa serviu como refúgio nos tempos de Ditadura Militar.

Gastronomia 

A gastronomia do bairro também é muito rica, conta com diversas opções de restaurantes, para todos os gostos. Restaurantes com pratos franceses com influência de Mineira, culinária nordestina, francesa, italiana como do Abruzzi, chinesa, portuguesa e japonesa no restaurante Konkê, além dos tradicionais como churrascarias e pizzarias. Te proporcionando diversas opções para conhecer outras culturas através da comida. 

Curiosidade

O Pacaembu é um bairro repleto de histórias, e uma delas é a origem do típico doce Brasileiro o brigadeiro. O doce, de acordo com a versão mais contata, se popularizou com esse nome graças às senhoras do Pacaembu, inspiradas pelo Brigadeiro Eduardo Gomes. Em 1945 ele fez um discurso no estádio Paulo Machado de Carvalho, para se candidatar à Presidência, e para ganhar colaboradores para campanha as mulheres faziam e distrubuiam o “doce do brigadeiro”.

Arquitetura

A arquitetura é única e moderna e conta com uma planta garden-city, implantado em áreas predominantemente residenciais, aproveitando qualidades naturais do terreno, como vegetação, drenagem e topografia, o que fez com que o bairro fosse chamado de “a nova maravilha urbana”. Além da influência Art Deco que está presente na arquitetura do estádio.

Investimentos imobiliários 

O bairro do Pacaembu é um ótimo local para se investir no quesito imóveis, por ser um bairro bem localizado, seguro e que continua crescendo. Segundo o CRECI o bairro é classificado como “zona de valor A”, o que significa que é um local de grande valorização. Além de ser classificado como um dos melhores bairros para se viver, junto com Jardim América, Moema e Higienópolis.

Venha morar no bairro do Pacaembu com ajuda da Sh Prime! 

Quer morar ou investir em imóveis no Pacaembu? A Sh Prime te ajuda com isso! Encontre no nosso site diversos imóveis belíssimos nessa localização incrível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *