Comprar Dicas

Como comprar um imóvel com segurança

17 de agosto de 2020

Comprar um imóvel é um investimento a longo prazo e vamos te ajudar a entender como comprar um imóvel com segurança. Se você ainda está se perguntando se é uma boa ideia, saiba que, sim, desde que o seu planejamento financeiro esteja detalhado e a compra seja feita com uma imobiliária de confiança

Entendemos que a compra de um imóvel é um dos investimentos mais seguros do mercado, porque a sua propriedade é um bem fixo, não pode ser levado ou tirado de você. Isso, é claro, desde que o pagamento do imóvel seja honrado e, como explicamos anteriormente, que o negócio seja feito com uma imobiliária de confiança. 

Nesse texto, reunimos dicas básicas para você comprar um imóvel com segurança e fechar um contrato promissor. A princípio, você vai ver instruções gerais e, depois, os pontos mais relevantes na compra de um imóvel novo ou usado, aos quais é preciso ter atenção redobrada. Confira!

Faça um planejamento financeiro detalhado da sua renda

É o primeiro passo para quem quer comprar um imóvel. Crie uma planilha, veja quanto é a sua renda líquida mensal e quanto sobra dela depois que você paga todas as contas.

Na planilha, separe os gastos devidamente: as despesas mensais e fixas (luz, água, condomínio etc.) e as despesas supérfluas (roupas, sapatos e tudo mais que você compra por impulso, não por realmente precisar). 

Nesse caso, busque manter em dia o pagamento das contas mensais e fixas e fechar a mão para compras impulsivas. Assim, você terá um capital maior e mais controlado para comprar um imóvel e honrar com o pagamento das parcelas.

Faça uma simulação de crédito

Todos os sites dos bancos possuem uma página para você fazer uma simulação de crédito, para financiar a compra de um imóvel. A simulação é sem compromisso e muito útil para você fazer um planejamento financeiro mais assertivo. Nela, você saberá quanto de crédito o banco pode te liberar e, assim, calcular melhor como o financiamento vai comprometer a sua renda mensal.

Busque conhecer os bairros de São Paulo

Conheça os bairros de São Paulo a partir do tipo de imóvel que você deseja adquirir: alto padrão, médio padrão ou padrão. Avalie quais oferecem um melhor custo-benefício para você exercer as suas atividades do dia a dia e compare os tipos de imóveis ofertados em cada bairro.

Leve em consideração o seguinte: em alguns bairros, o preço dos imóveis será maior porque a região oferece mais variedade de produtos e serviços para o seu dia a dia, ou seja, é mais valorizada. Em outros bairros, o preço dos imóveis será menor, mas talvez a região não oferece facilidade para você cumprir suas tarefas diárias, aumentando seu gasto, por exemplo, com deslocamento.  

Entenda o que influencia na valorização de imóvel

Os principais fatores que influenciam na valorização de imóvel, são: localização, o tamanho do imóvel, as condições habitacionais e a documentação regularizada. 

Por isso, no ponto anterior explicamos para você conhecer melhor os bairros de São Paulo, porque a localização é um dos fatores mais predominantes na precificação de um imóvel. Quanto mais nobre o bairro for, maior o preço da propriedade. 

No caso do tamanho do imóvel, quanto mais quartos e ambientes a propriedade tiver, mais valorizada ela será. Contudo, o que vai influenciar diretamente na valorização da estrutura do imóvel, são as condições habitacionais: os tipos de materiais usados na construção e se estão novos e em boas condições de uso.

Encontre uma imobiliária em São Paulo de confiança

Para isso, pesquise o histórico da imobiliária e feedbacks de pessoas que já compraram um imóvel. Primeiro, encontre o site da imobiliária e busque conhecer a história da empresa. Busque iniciar um atendimento para avaliar a receptividade da imobiliária.

Depois, pesquise nos canais de reclamação mais famosos, para ver feedbacks de clientes reais da imobiliária: Reclame Aqui, por exemplo. Neles, procure ler experiência de clientes que compraram um imóvel com a imobiliária na qual você iniciou atendimento.  

Revise os documentos da compra e do imóvel

É importante você ler o contrato de compra e conferir as documentações necessárias do imóvel, como: 

  • Título de propriedade com registro;
  • Certidão negativa de ônus reais e IPTU;
  • Averbação da construção junto ao Registro de Imóveis;
  • Registro de ações reipersecutórias e alienações;
  • Cópia do boleto com o registro de pagamento da Taxa de Cadastro e Avaliação;
  • Carta de Habite-se;
  • Planta baixa;
  • A.R.T. do engenheiro responsável pela obra;

Como comprar um imóvel usado com segurança

As dicas que demos acima são tanto para você comprar um imóvel usado com segurança quanto um novo. Mas, no caso de imóveis usados há um ponto específico que requer atenção redobrada.

Atenção a estrutura do imóvel

Como é um imóvel usado, atente-se a estrutura: paredes, pisos, portas, janelas, rede elétrica, rede hidráulica etc. Principalmente se o imóvel já foi alugado antes de ser vendido. Como mais de uma pessoa pode ter residido na propriedade, é normal a estrutura se desgastar com o tempo. 

O importante é verificar se o proprietário fez os devidos reparos antes de vendê-lo ou estará passando a propriedade com necessidade de reformas. Nesse caso, o preço do imóvel diminui, então lembre-se de negociar.

Imóveis novos à venda em São Paulo

Se você pretende adquirir um imóvel novo, confira a qualidade construtiva da propriedade. Mas, vale conferir mais atentamente as condições de pagamento!

Atenção as condições de pagamento

No caso de um imóvel novo, você pode adquirir um na planta ou já pronto para morar. Geralmente, para imóveis na planta, que ainda estão em fase de construção, a incorporadora ou construtora oferece a possibilidade de você dar uma entrada parcelada e financiar o resto do valor do imóvel.

Já para imóvel pronto para morar, na maioria das vezes é preciso dar uma entrada completa e financiar o resto do valor. Mas, isso não é um regra. Por isso, recomendamos que você estude bem as condições de pagamento com a imobiliária, incorporadora ou construtora.

Onde encontrar imóveis à venda em São Paulo 

Estamos aqui para isso! No nosso site, você encontra diversas opções de imóveis à venda em São Paulo. Conte conosco para conhecer as regiões, os tipos de imóveis, entender as melhores oportunidades e fechar o melhor negócio.

You Might Also Like