Comprar Dicas

O que você precisa saber na hora de fechar um contrato

23 de abril de 2021

Todo o processo de aquisição do imóvel dos sonhos é um percurso desafiador, porém não é impossível, já falamos sobre como escolher o bairro ideal, o imóvel perfeito para você e qual processo é melhor para você, comprar ou alugar, agora é a hora de você saber como oficializar todo esse processo e tornar o imóvel oficialmente seu, com o fechamento do contrato. Acompanhe a matéria para saber tudo que você precisa!

Como funciona o fechamento do contrato?

O fechamento do contrato é um momento de formalização de tudo que foi negociado, é uma forma de proteger as duas partes, para manter todos os detalhes claros e transparentes, esse finalização depende de algumas situações para acontecer, como:

Proposta de compra de imóvel

A proposta de compra de imóvel não é um documento que legitima a transferência do imóvel para você, ela apenas traz as informações gerais e inicia o processo de negociação com o atual proprietário. Na proposta deve constar informações relevantes como o valor de intenção de compra e a forma de pagamento.

A partir dessa proposta o vendedor pode aceitar, dar uma contraproposta, o que dá início a uma negociação para chegar a um consenso entre o vendedor e o valor que você pode pagar pelo imóvel, ou recusar. Essa etapa é totalmente gerenciada pelos gerentes de venda da imobiliária, possibilitando que ambos cheguem a um acordo. 

Principais informações que devem constar do contrato 

Após o processo de negociação e confirmação, é hora de fechar negócio! É essencial que você leia com cuidado tudo que está sendo abordado no contrato, nele deve conter informações como:

  1. Valores e condições de pagamento;
  2. Valor da entrada e das prestações, além da data de quitação, em caso de financiamento imobiliário;
  3. Também se houver parcelamento, índices de correção e taxas de juros aplicadas;
  4. Declaração de quitação das cotas de condomínio;
  5. Documento de vistoria completa do imóvel;
  6. Número de vagas de garagem;
  7. Mobília incluída na negociação (se for o caso);
  8. Data de entrega das chaves do imóvel etc.

Quais cuidados são necessários na hora de assinar o contrato? 

Para que você não tenha problemas futuramente é melhor tomar algumas precauções referente ao contrato de venda e compra de imóveis, o contrato não tem o objetivo de ser uma desconfiança, e sim uma segurança, mas é necessário analisá-lo com muito cuidado, pois querendo ou não, é um documento que detém de seus direitos e deveres como comprador ou vendedor do imóvel.

 Guarde a vistoria do imóvel 

Antes de fechar negócio, exija seu direito de vistoria. Assim, todos os detalhes podem ser checados antecipadamente e, caso haja alguma coisa que não te agrada, ainda há chances de negociação antes de assinar o contrato.

Dê atenção às cláusulas do contrato

Os contratos geralmente contam com um grande número de cláusulas, que trazem todos os detalhes sobre a negociação, para que você não lide com problemas a melhor opção é ler atentamente todas elas, principalmente as que falam sobre possível desistência da negociação, descumprimento do contrato, não pagamento ou outras questões que podem incidir em multas.

Cláusulas que todo contrato de venda precisa ter

  1. Descrição do imóvel
  2. Valor da negociação
  3. Método de pagamento
  4. Prazos obrigatórios
  5. Penalidades por descumprimento contratual
  6. Momento da posse do imóvel
  7. Possibilidade de retratação

Conte com a ajuda de um especialista

Os nossos gerentes de vendas estarão à disposição para esclarecer as suas dúvidas na hora da assinatura, por isso não deixe nada pendente, ele saberá te dar detalhes sobre a negociação, para que tudo fique o mais transparente possível e você se sinta seguro em conquistar essa meta.

Além disso, para que seja ainda mais tranquilo, contamos com um jurídico próprio, tornando mais seguro e prático o fechamento dos contratos.

Processo de conclusão 

Para enfim você poder falar que o imóvel é seu é necessário o seguinte processo:

  1. Assinar o contrato de compra e venda de imóvel;
  2. Escritura pública: formaliza a transmissão de propriedade;
  3. Registro da matrícula no Cartório de Registro de Imóveis: transfere definitivamente a propriedade do bem, passando-o para o nome do comprador.

A Sh Prime tem como objetivo tornar esse processo simples, transparente e seguro para você, desde a escolha do imóvel até o pós-venda estamos prontos para esclarecer as suas dúvidas e te ajudar! Acesse nosso site e fale com um de nossos atendentes!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply